Para conhecer a realidade faz-se necessário acolhê-la. Para transformar a realidade é necessário afrontá-la com idéias mais excelentes.
- Tendo este quadro em mente, construímos este espaço com a intenção de entender a realidade aplaudindo ações interessantes, criticando os modelos já falidos e oferecendo propostas para contribuir com a nossa realidade pessoal existencial e social.
Onde se aprende? Onde se conhece? Onde está o saber, a cultura, a educação? A escola é a instituição ou é muito maior que ela? Cremos que a escola, não se resume ao formalismo institucional – a escola juntamente com o aprendizado está além das paredes de um prédio escolar. A vida é uma escola, os grandes aprendizados são dados no desenrolar da vida na continuidade da existência, no devir. Cada mente participante desse espaço deverá levar em conta que o aprendizado não está preso em nenhuma instituição, que o saber está ai para ser absorvido pela mente interessada, e que, a atitude coerente de quem deseja conhecer é acolher a realidade e no acolhimento conhecê-la, para depois afrontá-la com idéias eficazes para a promoção de uma transformação sadia. Com essa idéia em mente, procuraremos, tanto transmitir conhecimentos adquiridos, como continuar aprendendo nas experiências da vida e incitar o leitor a buscar o conhecimento. Quem conhece deve se engajar para com o seu conhecimento contribuir com o mundo e a sociedade em que se está inserido.
Sou um personalista. Como tal, busco pessoalizar minha existência e me distanciar da cultura coisificada e alienante. Persigo a vivência de uma vida pautada de escolhas reais e de opções autênticas.