segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Vivência personalista.

Vivência personalista.

Estar envolvido na vida de maneira pessoal é também se envolver em angústias – principalmente em angústias geradas pela necessária e pessoal tomada de decisão.
É muito mais fácil adotar pensamentos alheios que nos eximem da prática de uma escolha efetiva, do que, a partir do problema que se levanta tomar uma posição, seja ela ideativa ou prática.
É mais fácil ser rebanho do que ser pessoa, pois ser pessoa implica escolha pessoal, que por natureza implica vivência autêntica – que por base necessita do exercício do olhar reflexivo, da audição fechada à cacofonia de opiniões sobre as coisas que se apresentam – que podem nos levar a adoção de sistemas que não exigem de nós uma pessoal compreensão - além de não se configurar como autêntica e adequada resposta.
Diante da dúvida é mais fácil cinicamente negar tudo, do que suspender os juízos para aplicá-lo depois da enfadonha busca por respostas.
É mais fácil negar o que se não compreende do que buscar compreensão.
Fujamos das posturas e práticas impessoais. Fujamos da impessoalidade. Uma sociedade com qualidade é uma sociedade construída a partir da pessoal e inquietante busca de soluções e de respostas.

Lailson Castanha

______
Foto manipulada: apresentando-se - imagem do poeta Laerço dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário