sexta-feira, 12 de julho de 2013

O VALOR DA VIDA AUTÊNTICA


O VALOR DA VIDA AUTÊNTICA

Tenho pensado muito na importância da vida simples, na vida que intimamente assumimos como realmente pessoal, ou, não artificial.

Nós, ocidentais hodiernos, temos a tendência de construir em nossa existência dois modelos de vida: a vida simples, despojada de ostentações e a vida ostensível – modelo que usamos para nos apresentar às pessoas que não fazem parte de nosso círculo íntimo, a fim de nutrir apelos e exigências que nos são estranhas, porém, que nos dão a sensação de familiaridade e de naturalidade com os modelos sociais. O problema da vida ostensível, que usamos para nos apresentar como pessoas sintonizadas com os modelos dominantes, é que, em muitos casos, termina por implicar uma total rejeição a vida simples; com isso, nossa vida postiça termina por sufocar nossa naturalidade, e assim, sem perceber, acabamos por rejeitar nossa simplicidade.

Aspiro assumir-me integralmente, como pessoa, e não como protótipo de um determinado estilo de vida -, que influencia boa parte da camada social, por força de seu apelo de inclusão. Sei que a pressão social tem força para constranger aqueles que não cedem a seus apelos, por mais loucos que sejam -, fazendo parecerem loucos, aqueles que não cedem a suas loucuras. Porém, e apesar da pressão e dos riscos, quero assumir-me -, mesmo que o preço a pagar seja alto, pois, mais alto preço é negar-se a si mesmo: o que somos; nossa origem e naturalidade. Não fui criado para abandonar, resignadamente, meu caráter, meus gostos (por mais pueris que sejam), valores - absorvidos desde a minha infância, personalidade -, em troca de valores, gostos e posturas postiças, que tem sua validade atrelada à aceitação e status social. Fui criado com um forte imperativo – “se valorize!” – assim me ensinou meu pai -, “nunca se diminua, nunca imite os outros!”.

Oxalá, compreendamos o valor da diversidade e a riqueza de um convívio em que possamos aprender e comungar, com autenticidade, na diversidade; em que haja, com naturalidade, a aceitação ou rejeição de ideias e costumes sejam eles, de pessoas, culturas ou classes - como uma efetiva opção, em detrimento a pressão de um estabelecido modelo social ou cultural, mesmo que sua oferta seja a desejada inclusão.

Lailson Castanha

2 comentários:

  1. Luto com meu silêncio - meu grito pessoal/íntimo - por manter-me integral, tal qual terra.
    Não negando-me; envolta em máscara e maquiagem evocando inclusão na sociedade modelada.
    Ser terra mesmo que reduzida a pó; poeira.
    Ser o que o ser é...ser em si, estando onde estiver.
    Deposito com cuidado minha pré ocupação social nessa premissa - parafraseando nossa avó materna,"Marieta": Conheço a terra em que piso e o lugar que ocupo.Faço valer o meu Eu.
    E como disse o pensador: Mentir pra si, não tem perdão.
    Sigo em meu silêncio ora audível:EU EXISTO!

    ResponderExcluir
  2. Você existe, minha irmã Neide
    Peculiarmente...
    O sorriso bem audível sonoriza sua existência.
    A narrativa detalhada, que, por hora, se perde nos detalhes
    estereotipa a sua existência.

    Os conflitos, as angústias -; a tentativa de superá-los
    problematiza a sua existência.
    A cativação de seus gestos e modos de sua presença, romantiza sua existência.
    Sua ausência, também, filosoficamente acentua a sua existência,
    como que, implicitamente afirmando:

    Se está ausente é porque não está presente,
    se o não ausente, mesmo que não – está no presente – a Neide É,
    embora, ausente.
    E se é, logo existe.

    Você existe, minha irmã, inclusive, em meu coração.

    ResponderExcluir